Sustentabilidade

Arinos e Chapada Gaúcha recebem evento sobre energia solar fotovoltaica

Iniciativa do Governo de Minas, Sebrae e Fiemg é voltada para empresários da região

Nos dias 19 e 20 de março acontece nas cidades de Arinos e Chapada Gaúcha a apresentação do Programa Energia Fotovoltaica de Minas Gerais - uma iniciativa do Governo do Estado, Sebrae Minas e Fiemg para capacitar empresas que pretendem instalar painéis fotovoltaicos em seus empreendimentos para geração de energia solar. Em Arinos, o evento será às 18h45, no salão da ADESA. Já em Chapada no mesmo horário, na Câmara Municipal.

Por ser uma região privilegiada quando o assunto é incidência solar e ter um localização geográfica central, o Noroeste oferece grande potencial energético com condições favoráveis à instalação de sistemas para este tipo de geração de energia.

“A ideia é mostrar que a implantação de micro e mini usinas de geração distribuída, de forma individual ou consorciada, possibilita o aumento da eficiência energética dos pequenos negócios, diminuindo custos de uma forma sustentável”, destaca o gerente do Sebrae Minas na Regional Noroeste Marcos Alves.

A energia solar fotovoltaica representa, hoje, apenas 0,02% da oferta energética do país, enquanto a energia hidráulica, gerada pelas hidrelétricas, responde por 65% do consumo. A previsão é de que, em 2024, a utilização da fotovoltaica salte para 3,3%, o que significaria um aumento 200 vezes superior ao patamar atual.

Programação

18h45: café e credenciamento

19h15: abertura - Sebrae, Governo de Minas Gerais e Fiemg

19h30: painel “Tendências e oportunidades do setor de energia solar fotovoltaica”

21h: programa Energia Fotovoltaica de Minas Gerais

21h30: encerramento

Em Arinos

Local: Salão da ADESA – Praça Quintino Vargas, nº 25, bairro Primavera 1, Arinos

Inscrições e informações: ACE/CDL Arinos – (38) 3635-1673

Em Chapada Gaúcha

Local: Câmara Municipal de Chapada Gaúcha – Rua Santo Agostinho, nº 360, Centro

Inscrições e informações: ACE/CDL Arinos – (38) 3634-1491

 

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas - Regional Noroeste
(34) 99913-1615

Tags: gestão sustentável