Dia do Artesão

Artesanato mineiro ganha ‘vitrine’ em Belo Horizonte

A partir de terça-feira (19/3), a Galeria Sebrae Minas promove exposição que destaca a criatividade e beleza das peças produzidas no estado

Peça decorativa de madeira feita em Prados Em homenagem ao Dia do Artesão, a Galeria Sebrae Minas inaugura na próxima terça-feira (19/3), a Exposição Artesanato Mineiro. No espaço serão apresentadas a riqueza e a diversidade do artesanato produzido em Minas Gerais. A mostra temporária tem entrada gratuita e é aberta à visitação, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, até o dia 26 de abril, em Belo Horizonte.

“A exposição é uma homenagem àqueles que mantêm viva a essência e originalidade do artesanato produzido no estado. Uma vitrine da criatividade e variedade de técnicas de um trabalho que é hoje fonte de renda para mais de 300 mil mineiros”, justifica o Superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.

A primeira temporada da mostra reúne peças feitas por 38 artesãos de Belo Horizonte, Sete Lagoas, Betim, Prados, Barra Longa, Turmalina (comunidades de Coqueiro Campo e Campo Alegre), Datas, Pirapora e São João del Rei, Raposos, Lagoa Dourada, Nova Lima e Tiradentes. Serão expostas peças feitas em cerâmica, madeira, papel, mineral, fibras vegetais, tecelagem e ferro. Além da tipologia, os produtos serão identificados com o nome do artesão e a cidade de origem.

“No decorrer deste ano, o Sebrae Minas pretende promover outras edições da exposição com o intuito de divulgar um número maior de trabalhos e valorizar a arte manual feita em Minas Gerais”, afirma Rocha.

Os artesãos que participam da exposição integram o projeto Brasil Original, uma iniciativa do Sebrae para aumentar a comercialização do artesanato brasileiro. Criada há seis anos, em função dos eventos esportivos que aconteceram no país, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, a iniciativa pretende dar visibilidade aos trabalhos que imprimem a identidade cultural de uma localidade.

“O Sebrae Minas tem se esforçado para levar conhecimento aos artesãos, fazendo com que a profissão seja uma fonte digna de trabalho e renda para os mineiros”, explica o Superintendente do Sebrae Minas.  

 

Exposição Artesanato Mineiro

Inauguração: 19 de março

Período de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, até o dia 26 de abril

Galeria Sebrae Minas – Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada - Belo Horizonte/MG

Entrada gratuita

Informações: www.sebrae.com.br/minasgerais ou 0800 570 0800

 

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

(31) 3379-9275 / 9271

Tags: Brasil Original, artesanato