Agronegócio

Belo Horizonte recebe 2º Festival do Queijo Minas Artesanal

Evento vai atrair chefs, produtores e público para a Serraria Souza Pinto, em BH, no período de 18 a 20 de maio

A capital mineira vai sediar, nos dias 18, 19 e 20 de maio, na Serraria Souza Pinto, o 2º Festival do Queijo Minas Artesanal de leite cru, tradicional produto do estado. Promovido pelo Sebrae, em parceria com a Faemg, evento vai reunir produtores das sete regiões reconhecidas do estado, destacadas neste segmento econômico: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro.

“A notoriedade do queijo e as características de cada região produtora garantem identidade ao produto, cada dia mais valorizado pelo consumidor brasileiro. Essa percepção de valor retorna ao produtor em forma de aumento de renda e melhoria da sua qualidade de vida”, conta Ricardo Boscaro, analista da Unidade de Agronegócios do Sebrae Minas. Nos últimos cinco anos, a instituição vem desenvolvendo projetos para valorizar a identidade e a origem do queijo produzido em regiões como a Canastra e Serro, além de ações de incentivo em outras regiões produtoras.

Chefs padrinhos
Durante o Festival, cada região será “apadrinhada” por um chef renomado, que irá apresentar pratos especiais com os respectivos produtos. Os visitantes poderão harmonizar os queijos com azeites, cervejas e vinhos mineiros, além de participar de cursos, palestras e degustações.

Entre os melhores do Mundo
Produtores de todo o estado estarão presentes no Festival, entre eles alguns que já tiveram suas iguarias premiadas, no país e no exterior. A qualidade comprovada pelos queijos de Minas deriva de fatores exclusivos das regiões de origem, como clima, altitude, pastos nativos, águas serranas e a utilização do leite de vaca fresco e cru, além do cuidado com o processo de produção. O preparo e a comercialização do queijo representam a principal fonte de renda para milhares de pequenos produtores, em cerca de 600 municípios.

2º Festival do Queijo Minas Artesanal
Período: 18 a 20 de maio, sexta a domingo
Local: Serraria Souza Pinto - BH
Informações: (31) 3379.9120/9128

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – (31) 3379.9278

Tags: Agronegócios, Queijo