História de sucesso

Bom demais da conta

Queijo d’Alagoa-MG atrai a atenção de apreciadores do queijo Minas artesanal para o pequeno município do Sul do estado

O queijo artesanal é um dos itens tradicionais da culinária mineira. A iguaria, extraída do leite cru, é responsável pelo sustento de milhares de famílias no estado, com destaque para os produtos da Serra da Canastra e da Região do Serro, ambos certificados com o selo de Identidade Geográfica, ofertado pelo Inmetro com assessoria do Sebrae. Para além desses territórios, produtores de outras regiões mineiras vêm conquistando mercados e alavancando a economia local. É o caso do empreendedor Osvaldo Martins de Barros Filho, da pequena Alagoa, no Sul de Minas (2,7 mil habitantes, a 425 quilômetros de Belo Horizonte), que foi o pioneiro no país a comercializar queijos pela Internet.

Tudo começou em 2009, quando Osvaldo, conversando com produtores locais de queijo (são cerca de 20 micros e pequenas empresas na cidade), percebeu que eles enfrentavam dificuldades nas vendas. Ele resolveu entrar no processo e buscou ajuda no Sebrae. Nascia a Queijo d´Alagoa-MG, o primeiro e-commerce de queijos do Brasil.

Atualmente, a empresa comercializa, por mês, cerca de 100 quilos de queijo no varejo e 600 quilos no atacado. Seus clientes estão por todo o país, principalmente em São Paulo, Minas Gerais, Brasília e Rio de Janeiro, mas os queijos da pequena cidade encravada na Serra da Mantiqueira já chegaram a lugares bem mais distantes, como Novo Hamburgo/RS, Tefé/AM e Pio XII/MA. 

Em 2017, a Queijo d´Alagoa-MG participou, na França, do Mondial Du Fromage. Saiu de lá com a medalha de bronze para o queijo Alagoa Grande, superando 600 concorrentes de 42 países. No mesmo ano, o queijo Faixa Dourada ganhou o troféu Super Ouro no III Prêmio Queijos Brasil, distinguindo-se entre aproximadamente 400 participantes de todo o Brasil.

Neste ano, a Queijo d´Alagoa-MG trouxe para Minas Gerais, em abril, o prêmio Melhores do Ano, da Revista Prazeres da Mesa. Os troféus, a qualidade comprovada e a procura cada vez maior pelos queijos têm transformado a realidade da pequena cidade mineira. “Era muito difícil comercializar o queijo. Hoje somos valorizados, temos importância. Nosso queijo foi pra França, pra tudo quanto é lado”, atesta o produtor Márcio Barros.”

E quanto mais as vendas crescem, mais impulsionam o desenvolvimento da região. Não é raro aportarem na cidade caravanas de ônibus (vindos de BH, São Paulo, Rio de Janeiro...), abarrotados de turistas que, atravessando a Rota do Queijo e do Azeite, vêm conhecer a famosa Queijo d´Alagoa-MG. Eles degustam, participam de “almoço mineiro”, compram e saem a propagar o sabor do mais puro queijo artesanal.

 

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas 

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