Empreendedorismo feminino

Brasil tem a 7ª maior participação feminina entre os empreendedores iniciais

Sebrae Minas estará presente no Voe Mulher, no Mineirão, com capacitações para empreendedoras que já estão ou desejam ingressar no mundo dos negócios

As mulheres têm demonstrado cada vez mais a sua força empreendedora. Segundo dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2018 o Brasil registrou a 7ª maior participação feminina entre os empreendedores iniciais, ou seja, entre aqueles com negócios de até três anos e meio de atividade, em 49 países estudados pela pesquisa. No mesmo ano, 24 milhões de mulheres brasileiras estavam à frente de um empreendimento (formal ou informal) ou realizavam alguma ação visando ter o seu próprio negócio.

Mesmo assim, ainda são grandes os obstáculos que elas enfrentam. Além da “dupla jornada” (trabalho em casa após o horário de trabalho formal), as pesquisas revelam que entre as mulheres há uma grande concentração de empreendedoras “por necessidade” (44%), ou seja, aquelas que buscam o empreendedorismo para complementar a renda familiar ou pelo desemprego. Nesse tipo de empreendedorismo, a taxa de mortalidade das empresas tende a ser maior, se comparado ao empreendedorismo por oportunidade.

Para apoiar as mulheres que já estão ou desejam ingressar no mundo dos negócios, o Sebrae Minas vai oferecer uma programação de capacitações no “Voe Mulher”, evento que será realizado entre os dias 20 e 23 de março, no Mineirão, em Belo Horizonte. A programação inclui palestras, painéis, workshops, mentorias e oficinas com temas diversos relacionados ao empreendedorismo feminino. “A participação no evento é muito importante para que as mulheres entendam que o Sebrae também é um espaço delas. Iremos oferecer diversas atividades e capacitações para que elas se sintam mais fortalecidas e autoconfiantes”, destaca a analista do Sebrae Minas Rachel Dornelas.

No espaço Master Talks, que irá trazer mulheres de maior evidência e representatividade no Brasil, o público poderá conferir, na quarta, dia 20, palestra com a atriz e apresentadora Solange Frazão, sobre o tema “Empreendedorismo que transforma”. Na sexta, dia 22, Mazé Lima, da Mazé Doces, uma pequena empresa mineira, estará presente com a palestra “Empreendedorismo com toque feminino”.

Nos espaços ETC 1 e 2 (Espaços técnicos e de conhecimento), o público poderá conferir workshops e painéis com mulheres que fazem a diferença no mercado mineiro e no Brasil. Entre os painéis estão o “Elas no Agronegócio”, “Elas na Indústria”, “Elas no Comércio e Serviços” e “Elas na Educação”, com empresárias convidadas dos respectivos segmentos. O espaço terá ainda a palestra “Educação Financeira para Mulheres”, com Bárbara Andrade, do blog Cuide da sua bolsa.

No espaço “Sebrae Delas”, serão realizadas palestras, oficinas, mentorias e conexões para as que desejam iniciar ou expandir o seu negócio. No dia 20, serão promovidas mentorias, minipalestras e orientações com a equipe da Rede Mulher Empreendedora. Na sexta, dia 22, a colunista da CBN-BH, Carol Braga, vai ministrar o workshop “Como utilizar as redes sociais de forma estratégica no seu negócio”. No sábado, dia 23, o público confere a palestra “Empreendedorismo Feminino e o Futuro dos Negócios”, com a gerente de Educação e Empreendedorismo do Sebrae Minas, Fabiana Pinho.

O público confere, ainda, o painel “Maternidade e Empreendedorismo”, e oficinas com temas diversos. Haverá ainda o espaço “Giro de Mercado”, com mesas de networking e geração de negócios, e espaços de mentorias e orientações para os negócios. A programação completa está disponível no site do evento.

Voe Mulher

O Voe Mulher é o maior evento de empreendedorismo feminino já realizado dentro de um estádio de futebol. Idealizado pela especialista em Comunicação e Novas Tecnologias, Angela Paulo, e realizado pela Eleva Inteligência em Negócios, Free Space Marketing Promocional e Kartuno Design Studio, o evento tem o objetivo de inspirar as participantes com histórias impactantes de mulheres reais, fortes, de grande representatividade, determinantes e bem-sucedidas em sua área de atuação, além de conectar novas experiências com suas mais de 60 atrações, incluindo master talks, arena de oportunidades nos mais de 50 stands, game-show e tecnologia, workshops, rodada de negócios, oficinas e empregabilidade.

A estimativa de público durante os quatro dias de evento é de 25 mil mulheres. Os ingressos para o evento podem ser obtidos clicando aqui.

Voe Mulher
20 a 23 de março, no Mineirão
Av. Antônio Abrahão Caran, 1001 - São José, Belo Horizonte/MG
Mais informações: https://voemulher.com.br/

 

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31)3379-9139/9271

Tags: educação empreendedora