Políticas Públicas

Comitiva do Norte visita Sala Mineira do Empreendedor de Nova Serrana

Visitantes de Montes Claros e região vêm aprender com a Sala do Centro-Oeste, destacada pelo volume de atendimentos

Nova Serrana, um dos maiores polos calçadista do país, foi a primeira cidade do estado a inaugurar a Sala Mineira do Empreendedor. Trata-se de um espaço onde o empreendedor, independente do seu porte ou segmento, poderá obter informações e orientações acerca do seu negócio. Nos próximos dias 17 e 31 de outubro, a cidade vai receber delegações de aproximadamente 50 pessoas (em cada data), da região de Montes Claros (prefeitos, secretários e agentes de desenvolvimento), que pretendem conhecer a operacionalização do espaço. As comitivas do Norte mineiro serão recepcionadas pelo prefeito e secretário de Indústria e Comércio de Nova Serrana, respectivamente, Euzébio Lago e Marcelo Caires. Nas programações, apresentações da Sala e do projeto Educação Empreendedora, além de visita a uma indústria de calçados.

A cidade do Centro-Oeste tem se destacado pela quantidade de atendimentos na pioneira Sala Mineira do Empreendedor. Desde que o espaço foi inaugurado, em junho passado, já foram registradas mais de 4.000 consultas. “Realizamos uma média de 300 atendimentos presenciais por semana, de empreendedores de todos os portes e segmentos, desde aquele que quer iniciar uma empresa àquele que, já estabelecido, quer expandir seu negócio”, informa o secretário adjunto de Indústria e Comércio, Marco Aurélio de Lacerda Moura, que também é o Agente de Desenvolvimento (AD). Já o analista do Sebrae, Denis Magela da Silva, ressalta que “os objetivos da Sala são os de facilitar a vida do empreendedor, melhorar o ambiente de negócios, aumentar a competitividade e propor o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos do município. Estas são as informações que o pessoal do Norte de Minas vem buscar em Nova Serrana para aplicá-las em seus territórios”.

A Sala Mineira do Empreendedor é um projeto idealizado pela parceria entre o Sebrae, a Junta Comercial/MG (Jucemg) e Prefeituras. Em Nova Serrana, o parceiro é a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. Instalada no prédio da Prefeitura, a Sala disponibiliza serviços e produtos oferecidos pelos parceiros. A forma de atuação é embasada em três pilares básicos: serviços, capacitações (por meio de programas regulares dos parceiros) e orientações e informações. No leque de ofertas, o empreendedor tem várias opções. Entre outras: orientação prévia sobre registro (CNPJ), inscrições estadual e municipal; licenciamento municipal (vigilância sanitária, Corpo de Bombeiros e meio ambiente); cadastro como fornecedor da Prefeitura; orientação para participação nos processos de compras do município; formalização e emissão do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI); elaboração e envio da Declaração Anual dos Simples Nacional (DASN SIMEI).

Além de facilitar a rotina dos empreendedores, o espaço oferece vantagens para os administradores e habitantes locais. Ao se inserir no projeto, a prefeitura poderá ter um aumento na arrecadação, irá decidir sobre abertura de empresas, será mais eficiente e terá melhor otimização de recursos, além de melhorar a imagem da sua administração. A população (especialmente a de empreendedores) também será brindada com alguns benefícios: servidores públicos mais preparados, formalização disponível em apenas um local, acesso à informação e melhores condições de competitividade.

Comitiva de Montes Claros em visitas à Sala Mineira do Empreendedor
Datas: 17 e 31 de outubro
Horários: a partir de 8h
Local: Prefeitura de Nova Serrana
R. João Martins do Espírito Santo, 12, Bairro Dona Gumercinda Martins
Informações: (37) 3226.9035 (Sec. Municipal de Indústria e Comércio)

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – (31) 3379.9278

Tags: Micro e Pequenas Empresas, Sala do Empreendedor