Especial Dia dos Pais

Empreender em família

Pais e filhos usam afinidade e confiança em favor dos negócios

Administrar um negócio nem sempre é uma tarefa fácil e exige mais do que conhecimento em gestão. Entre os desafios de empreender está a escolha do sócio ou da equipe, que auxiliará na condução da empresa. Criar um negócio em família seria então à solução para garantir princípios, como confiança e afinidade? Segundo o Sebrae, empresas de perfil familiar representam mais de 90% dos empreendimentos no Brasil.  Os dados relevam o quão vantajosa pode ser essa relação, se bem conduzida.

Foi acreditando na força da relação familiar que, em 2011, a família Pimentel deu início à produção de palmito pupunha, na zona rural de Ipaba, no Vale do Aço. A ideia surgiu depois que o patriarca da família, João França Pimentel, decidiu fomentar as terras de sua propriedade.  A partir do plantio vieram os aprendizados com o manejo, técnicas, e consequentemente às produções de conservas, que inicialmente, eram comercializadas entre amigos e familiares. Em 2018, Cassimiro, Márcio e Maristela, filhos de João, decidiram investir na produção, dando início à Palmito DoceVida.  Para estruturar o negócio, a família participou de projetos e também recebeu consultorias do Sebrae. “Muita gente fala que empresas em família não dão certo, mas nosso caso é diferente. Soubemos aproveitar nossos valores, aprendidos da criação de nossos pais, para fortalecer os negócios”, destaca Cassimiro Pimentel.

A empresa, que tem ganhado espaço junto aos consumidores da região do Vale do Aço, é hoje administrada integralmente pelos três irmãos, que contam com o apoio do pai no fornecimento da matéria-prima, o palmito pupunha.  “Fico muito feliz e orgulhoso de poder ter meus filhos por perto, tocando um negócio com um espírito empreendedor muito forte. Eles são muito compreensivos e se dão muito bem, por isso tem dado tão certo. Sempre fui apaixonado por terra e vê-los dando sequência a esse amor é muito gratificante”, celebra João Pimentel.

 

Assessoria de Imprensa - (31) 99193-1056

Sarah Faustino