História de sucesso

Empresa mineira expande os negócios pelo modelo de franquias

Idealizador da MasterGeo, Renan Magalhães contou com o apoio do Sebrae para profissionalizar a gestão

A empresa MasterGeo nasceu em 2006, na pequena Bambuí, no Centro-Oeste mineiro, idealizada pelo administrador e técnico em Agropecuária Renan Magalhães, 33 anos. À época, com apenas 21, e prestes a ganhar uma promoção no banco em que trabalhava, Renan percebeu que não queria ser funcionário, mas empreendedor. “Entendi que, com meu próprio negócio, teria realizações e satisfações maiores”. Desde o início, ele notou que precisava atender o cliente de forma completa, oferecendo soluções. Assim pensando, mudou a empresa para Divinópolis (bem maior, com 250 mil habitantes) e, depois, para Belo Horizonte.

 

A MasterGeo atua com aprovações, regularizações e licenciamentos em serviços de engenharia para os setores de construção civil, loteamento, agronegócio, indústria e mineração. Ela cuida de toda a burocracia desses empreendimentos e oferece serviços técnicos, projetos de engenharia, arquitetura e urbanismo, geoprocessamento, meio ambiente e topografia. “O cliente nos passa o projeto e nós cuidamos de tudo”, resume Renan. Hoje, a MaterGeo tem cerca de 50 funcionários atuando em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Brasília. No início do ano que vem será inaugurada a unidade do Rio Grande do Sul.

 

Os negócios vão bem, mas nem sempre foi assim. Ainda que focado naquela premissa de atender da maneira mais abrangente possível, o início foi difícil. “Patinamos muito no começo. Nessa fase, o empresário fica muito preocupado em fazer tudo. Ele é do financeiro, do comercial, da produção. Quando a empresa completou cinco anos, decidimos iniciar um trabalho de profissionalização”, lembra. Foi então que Renan e sua equipe recorreram ao Sebrae.

 

Participaram do programa Sebrae Integra, de consultorias diversas e do Empretec (seminário de gestão criado pela ONU e aplicado no Brasil exclusivamente pelo Sebrae). “Toda a atividade com o Sebrae nos fez crescer e amadurecer a nossa organização. Passamos a desenvolver estratégias, a fazer e cumprir planejamentos”, diz.

 

Outra contribuição do Sebrae, que se mostrou decisiva para alavancar a MasterGeo, foi o projeto Minas Franquia. “Com a ajuda do Sebrae, entramos no franchising, tarefa que não podíamos cumprir sozinhos. O programa nos proporcionou a participação em feiras e o melhor entendimento do mercado. A partir daí, pudemos ganhar o território nacional. E isto só foi possível graças ao Sebrae”, diz Renan. O lançamento oficial da MasterGeo Franchising foi realizado no final de 2015. Hoje, a empresa tem 15 unidades franqueadas dentro e fora do estado.