Casos de Sucesso

Escola de nutrição para crianças

Nutricionista de Ipatinga faz poesia para convencer crianças a comer de tudo e abre escola com método que utiliza culinária e educação

Maria Amélia de Alvarenga Drummond é nutricionista e escritora. A criatividade sempre foi seu forte. Durante uma atividade de estágio, no tempo da faculdade, escreveu um livro de poesias rimadas para crianças, onde ensinava o valor dos alimentos. Em 2006, ela foi aprovada em um concurso público da Prefeitura de Ipatinga, sua terra natal, e trabalhou nesse posto, como nutricionista, por 10 anos. Em 2016, com o agravamento da crise, ela decidiu empreender.

Criou um modelo de negócio – a Nutri Chef´s Ipatinga -, com um método inovador para ensinar crianças e adolescentes a comer frutas, verduras e legumes, por meio de brincadeiras na cozinha. A premissa da empresa é a vivência alimentar. Segundo Maria Amélia, a criança precisa ter tempo para sentir cheiro, sabor e textura dos alimentos; colocar, literalmente, a mão na massa. O método é baseado na brincadeira.

A nutricionista explica que o projeto “é muito mais que uma oficina culinária, pois ensina através do método pedagógico”. São receitas saudáveis e de fácil execução em que ela utiliza a brincadeira para apresentar a culinária às crianças, trabalhando com elas o “medo” de provar novos alimentos. A Nutri Chef´s acabou se transformando numa extensão da escola regular, com foco não apenas na alimentação, mas na saúde. É uma mistura de reforço positivo, arte, cozinha e brincadeira.

Na verdade, a ideia da Nutri Chef´s vem sendo construída desde 2003, o ano em que Maria Amélia se formou. Nos tempos da faculdade, fez estágio numa escola de educação infantil de tempo integral. Ao perceber que as crianças não comiam tudo o que tinha no cardápio, resolveu escrever o primeiro poema, sobre a lentilha. Assim, percebeu a importância da nutrição associada ao lado pedagógico. No final do projeto, ela escreveu 86 poesias rimadas sobre diferentes alimentos.

O projeto teve apoio da Faculdade Newton Paiva, de Belo Horizonte, e foi a partir daí que começou sua vida no campo da educação nutricional. Em 2009, 12 poesias foram musicalizadas no CD “O mundo mágico dos alimentos” (patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul –). Em 2011, o CD virou um DVD. 

Em 2016 reeditou o livro de forma mais pedagógica. Dividiu as 86 poesias em 3 livros - coleção “O mundo mágico dos alimentos”. Nesse ano, a empreendedora abdicou do concurso público para se dedicar exclusivamente ao próprio negócio. Pelo conjunto da obra, em 2017 Maria Amélia ganhou o reconhecimento do Conselho Regional de Nutrição de Minas Gerais como “Nutricionista Talento”.

Sebrae

Desde o início de sua trajetória empreendedora, Maria Amélia e seu marido, Cleydson, que é seu sócio, tiveram ajuda do Sebrae, com consultorias e orientações para a abertura da empresa e a gestão do negócio. No ano passado, ela inscreveu a empresa no projeto Minas Franquia e neste ano foi selecionada para participar do programa como franqueadora.

Segundo Maria Amélia, empreender no segmento de educação alimentar é uma oportunidade para alavancar a profissão de nutricionista, já que este mercado ainda é pouco explorado. Hoje, a escola Nutri Chef´s tem cerca de 140 alunos e pretende a chegar a 200 até o final do ano. Para 2019, a expectativa é vender as franquias e expandir o método de trabalho da empresa para vários estados do Brasil.

 

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

(31) 3379.9278 / 9271