Escola do Sebrae

Estudantes mineiros irão representar o Brasil em evento internacional de empreendedorismo, nos EUA

Durante o evento, os estudantes irão participar de um desafio global de negócios e defender o Brasil em uma Feira Internacional de Empresas Simuladas

Uma equipe formada por estudantes da Escola do Sebrae, em Belo Horizonte, irá representar o Brasil em um evento internacional de empreendedorismo, o Youth Business Summit 2019, que acontece de 15 a 17 de abril, em Nova York, nos EUA. Os 24 alunos de ensino médio irão participar de uma Feira Internacional de Empresas Simuladas (International Trade Show), que irá reunir mais de 300 empresas simuladas, de diversos países. A equipe estará presente no estande da AGEX, empresa simulada que já recebeu menção como referência mundial em empresa simulada.

No evento, jovens de todo o mundo simulam práticas reais do mundo empresarial. Os estudantes expõem e comercializam produtos de forma simulada, reproduzindo os processos de uma empresa real. Eles são os responsáveis pela organização do estande, devendo torná-lo o mais atrativo possível para atrair os clientes. “Eles aprendem na prática como funciona a dinâmica do mundo dos negócios, desenvolvem habilidades de venda, negociação e planejamento, e comportamentos empreendedores, tais como autonomia, proatividade, iniciativa”, destaca o professor Alexandre Herculano.

Para a aluna Paula Miraglia, que irá participar pela terceira vez, o evento é uma oportunidade de mostrar a cultura do Brasil. “Entramos em contato com pessoas de vários países e com culturas muito diferentes da nossa. No nosso estande levamos produtos brasileiros e conseguimos provar que o Brasil tem espaço no mercado internacional”, conta. “A experiência é muito intensa, aprendemos sobre marketing, logística e inovações, e a nossa vontade é levar tudo o que descobrimos de volta para o Brasil”, brinca.

Desafio de Negócios

Outra atividade que acontecerá durante o evento será o desafio global de negócios (Global Business Challenge). Neste, os alunos são divididos em equipes e devem solucionar um case de negócios de uma empresa real, identificando os desafios, riscos e oportunidades, até chegarem a uma solução. Após 90 minutos de análise, os grupos se apresentam para uma banca de executivos, que escolhe as soluções mais adequadas.

Os alunos da Escola do Sebrae são preparados previamente para o desafio. “Nossos alunos estudam o case previamente, discutem ideias e estratégias. Por isso, já chegam ao desafio preparados, o que lhes garante bom desempenho e por muitas vezes, as primeiras colocações no desafio”, destaca Alexandre. Por seis vezes, os alunos da Escola do Sebrae já integraram as equipes vencedoras, tornando a escola hexacampeã no desafio dos EUA.

Youth Business Summit

O Youth Business Summit é um evento anual organizado pela Virtual Enterprises International (VEI International), que reúne milhares de estudantes de todo o mundo. O evento é uma oportunidade de os jovens adquirirem experiência internacional em negócios, além de proporcionar o contato com outras culturas e ambientes de negócios. Os alunos da Escola do Sebrae são os únicos brasileiros no evento.

Assessoria de Imprensa Escola do Sebrae
(31)3379-9139

Tags: Empreendedorismo Jovem, Missão Internacional, EFG