Agronegócio

Festival em Passos mostra o melhor do queijo e convidados

Evento neste final de semana vai apresentar produtos artesanais da economia regional com exposições, oficinas e degustações

A cidade de Passos, no Sudoeste de Minas Gerais (114 mil habitantes, a 356 quilômetros de Belo Horizonte) vai sediar, neste final de semana (dias 7, 8 e 9), o Festival do Queijo Canastra & Convidados, um grande evento que vai apresentar ao público produtos artesanais produzidos a partir do leite, queijos, vinhos, cervejas artesanais, café e sorvetes artesanais (gelatos). O queijo Canastra, a estrela do evento, terá uma programação especial desenvolvida pelo Sebrae, um dos realizadores do Festival. A convite da instituição, chefs de cozinha irão conduzir oficinas e palestras acerca da importância da relação entre pequenos produtores rurais e empreendimentos de alimentação fora do lar. O Festival acontece no Mercadão de Passos, com entrada livre.

O objetivo das atividades será o de orientar o público consumidor, empresários e empreendedores sobre a importância do queijo da Canastra na culinária mineira, especialmente em municípios próximos à região produtora. As oficinas mostrarão como é possível criar pratos com a iguaria, valorizando a utilização de ingredientes artesanais e tradicionais, reconhecendo o território e agregando valor ao produto. “O Festival é uma grande oportunidade para mostrar os queijos da Canastra, sua história e relevância na gastronomia mineira”, ressalta a analista do Sebrae Minas, Fabiana Rocha.

As oficinas vão abordar as diferentes origens do Queijo Minas Artesanal; o queijo da Canastra: identidade, território, tradição, importância social e econômica. Em estande paralelo, a Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), entidade atendida pelo Sebrae no desenvolvimento do cluster queijeiro, com sede em São Roque de Minas e abrangência em sete municípios produtores do Sudoeste mineiro, terá uma exposição dos legítimos Canastras (em diversos estágios de maturação), fabricados por alguns das centenas de produtores regionais.

Ao longo dos três dias do evento, haverá sessões de degustação de queijos em diferentes tempos de cura e oferta de pratos especiais com os produtos disponíveis no Festival. Para além dos queijos, dos produtos lácteos e das bebidas, o Sebrae irá apresentar também outros atrativos econômicos da região, como a bananicultura de Delfinópolis, município que é o segundo produtor da fruta no estado.

Festival do Queijo Canastra & Convidados de Passos/MG
Período: 7 a 9 de setembro, sexta-feira a domingo
Local: Mercado Municipal
Horário: 10h à meia-noite

Programação do Sebrae
Oficinas gastronômicas
Datas: 7 e 8, sexta-feira e sábado
Horário: 12h
Informações: (35) 3526.8874

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – (31) 3379.9278

Tags: Agronegócios, Micro e Pequenas Empresas