Mercado

Franquias mineiras em expansão

Projeto do Sebrae Minas ajuda empresas com vocação para se tornarem franqueadoras

Em 2010 o Sebrae deu início ao projeto Minas Franquia, com o objetivo de oferecer às micro e pequenas empresas uma alternativa para expansão dos negócios. “O projeto abrange serviços de orientação para a estruturação de empresas com potencial de crescimento, para que se tornem franqueadoras, nos termos estabelecidos pela Lei do Franchising”, explica a analista do Sebrae Minas Alessandra Simões, coordenadora do programa.

 Desde que o Minas Franquia começou, já foram lançadas 96 empresas franqueadoras nas cidades de Varginha, Uberlândia, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros, Ipatinga e Governador Valadares. Foram vendidas 185 franquias, gerando R$ 11 milhões em expansão de novos negócios.

 De acordo com Alessandra Simões, o processo para transformar uma empresa em franqueadora começa com uma análise da franqueabilidade de modelos de negócio. “É preciso que o negócio seja replicável, ou seja, tenha processos, padrões e know how a serem repassados aos franqueados”, afirma a analista. Por isso é necessário analisar o mercado que o negócio está inserido e seu estágio de maturidade de gestão para que possa ser replicado.

 O passo seguinte é a estruturação legal, que inclui toda a documentação necessária. Depois disso, o programa Minas Franquia dá suporte para os empresários iniciarem seu processo de comercialização e a divulgarem seu franchising. A última etapa do programa prevê auxílio na implementação da rede de franquias. Todo esse processo leva em torno de 18 meses.

 Novas turmas –  está começando uma nova turma do Minas Franquia em Belo Horizonte. Em 2018 também foram iniciadas turmas em Ipatinga e Governador Valadares.

 

  Minas Franquia

O que é? Programa do Sebrae que ajuda micro e pequenas empresas a se tornarem franqueadoras.

Resultados:

        * 11 milhões em expansão de novos negócios

        * 97 franqueadoras

        * 185 franquias vendida

 

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31) 3379-9271 / 9276

Tags: Minas Franquia