Queijo artesanal

Montes Claros sedia 4º Seminário de Fortalecimento da Gastronomia Regional

Evento gratuito debate o fortalecimento da produção regional do queijo artesanal do Norte de Minas

Será realizado na próxima quarta-feira (12 de dezembro), de 8h às 13h, no Parque de Exposições João Alencar Atayde, em Montes Claros, o 4º Seminário de Fortalecimento da Gastronomia Regional – Queijo Artesanal do Norte de Minas. O evento gratuito é uma realização do Sindicato Rural de Montes Claros e Sociedade Rural em parceria com o Sebrae Minas, Senar e a Emater. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (38) 3218- 7200.

 

O objetivo do seminário é sensibilizar os produtores de queijo, de derivados do leite e demais envolvidos na cadeia produtiva sobre a importância da regulamentação das atividades, além de debater medidas para evitar produtos clandestinos e lutar pela valorização do queijo artesanal da região.

 

 A programação inclui palestras, roda de debates, degustação, compartilhamento de casos de sucesso e de boas experiências no setor, além de apresentação e análise sensorial de queijos. Um dos destaques do evento é a demonstração dos resultados do Projeto Queijo Artesanal da Serra Geral, que será feita por Rosilei Ferreira Martins, gerente executiva da Aciport, e agente de desenvolvimento de Porteirinha.

 

Outro tema importante do seminário são os procedimentos para a legalização, suas dificuldades e obrigações. O conteúdo será apresentado pela coordenadora técnica regional da Emater de Janaúba, Maria Aparecida Fagundes.  

Para a gastróloga, curadora e pesquisadora de Assuntos Gastronômicos Norte de Minas, Bernadete Guimarães, o evento é uma oportunidade para debater novos rumos para o queijo artesanal na região. “Vamos reunir lideranças que lutam pela melhoria do queijo artesanal que se expande no restante do estado e do país. O Norte de Minas não pode ficar à margem, pois contamos com uma produção significativa. Será um encontro importante sobre o futuro da atividade”, enfatiza.

De acordo com Leonardo Oliveira, analista do Sebrae Minas, o seminário é importante para toda a cadeia produtiva. “Este valioso produto é uma riqueza local e precisa ser trabalhado de forma organizada para gerar mais emprego e renda para centenas de produtores de toda a região. Assim, é fundamental que o Sebrae, como uma das entidades parceiras do desenvolvimento desse território, apoie a inciativa”, ressalta.

Serviço:

4º Seminário de Fortalecimento da Gastronomia Regional – Queijo Artesanal do Norte de Minas

 

Data: 12 de dezembro

Local: Parque de Exposições de Montes Claros

Horário: 8h às14h

Informações e inscrições: (38) 3218- 7200

 

Programação:

 

8h: Credenciamento (breve café)

8h45: Abertura com participações institucionais

9h: Palestra “Caminhos para Regularização do Queijo da Serra Geral”, com a Coordenadora Técnica Regional da Emater de Janaúba, Maria Aparecida Fagundes.

9h30: Palestra “Apresentação dos resultados do projeto do Queijo Artesanal da Serra Geral”, com Rosilei Ferreira Martins

10h15: Apresentação e degustação dos queijos Norte Mineiros

10h35: Apresentação da Associação de Queijos Artesanais – Região Montes Claros e Municípios e Apresentação da 1ª Expedição Queijo Artesanal Norte MG

11h: Palestra “Aspectos mercadológicos do Queijo Artesanal” com o Engenheiro Agrônomo e mestrando em zootecnia, Carlos Longino

 

11h40: Roda de debate

13h: Encerramento