Negócio

Muito além do paladar

Setor de alimentação fora do lar deve oferecer uma experiência de consumo diferenciada

Mais da metade dos estabelecimentos de alimentação fora do lar possuem estratégias de fidelização dos clientes. A mais utilizada pelos pequenos negócios do setor é o cartão fidelidade, como revela uma pesquisa realizada pelo Sebrae com mais de um milhão de estabelecimentos do segmento em todo o país.

Devido à falta de tempo dos consumidores e o aumento da concorrência, com aplicativos para entrega rápida de refeições, muitos bares e restaurantes estão tendo de buscar alternativas para atrair e fidelizar o cliente.  De acordo com o estudo do Sebrae, as estratégias mais utilizadas por restaurantes e lanchonetes de pequeno porte são: cartão de fidelidade (21%), marketing direcionado (11%), descontos progressivos (11%), condições especiais de entrega (10%), descontos no aniversário do cliente (10%); cupons de descontos (8%).

Os empreendedores do ramo que querem se diferenciar e conquistar cada vez mais clientes devem ficar atentos a alguns fatores fundamentais no processo de fidelização. Confira as dicas do Sebrae:

Cliente: saiba quem ele é, o que necessita e deseja no momento do consumo. Cada funcionário tem papel fundamental nesse processo.

Gastronomia: a maior demanda é por pratos bem elaborados e montados. O paladar é uma percepção multissensorial. Por isso, aposte em cores, texturas, sabores e ingredientes exóticos que se diferenciem dos produtos que a concorrência oferece.

Identidade do restaurante: defina um tema para a experiência e foque na autenticidade.

Produto de origem: alimentos orgânicos, de produtores locais ou sem conservantes podem agregar valor. A comunicação também é importante nessa hora, pois o cliente deve saber o que está consumindo e perceber que os ingredientes são diferentes dos concorrentes.

Localização e ambiente: uma bela vista ou um lugar bonito não garante uma boa experiência do cliente, mas pode ajudar. O design do ambiente interno também deve ser pensado.

Dimensões sociais: a cultura do compartilhamento incentiva locais que promovam interação e façam o cliente se sentir em casa.

 

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas
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