Redes Sociais

O poder do marketing de influência

Palestra gratuita da Terça do Varejo, promovida pelo Sebrae, aborda estratégia que ganha força com as mídias sociais

Marketing de influência é uma abordagem de marketing que tem ações focadas em pessoas que exercem influência ou liderança sobre potenciais compradores. Graças às redes sociais, essa estratégia vem ganhando cada vez mais força no mercado. De acordo com o estudo “The Satateofinfluencer Marketing 2018” da consultoria Linqia, 86% dos gestores de marketing e agências de publicidade entrevistados usaram esse tipo de estratégia em 2017 e 92% a consideraram eficaz.

Para debater o assunto, o Sebrae Minas promove a próxima edição da Terça do Varejo com o tema: Por que investir em marketing de influência na sua empresa. Dia 27 de novembro, às 19 horas no auditório do Sebrae Minas (Av. Barão Homem de Melo, 329, Nova Suíça). Informações e inscrições: 08005700800 ou www.sebrae.com.br/minasgerais.

A palestra será apresentada pela cantora, relações públicas e influenciadora digital Luciana Fossi (@lu.luealex). Ela vai falar sobre como esse tipo de estratégia pode beneficiar os pequenos negócios, quais são os tipos de influenciadores, os meios de divulgação, o momento certo para investir, os segmentos que mais utilizam e como escolher o influenciador certo para cada marca ou negócio.

“No marketing tradicional seria considerado o melhor influenciador aquele quem tem mais seguidores. Porém, a lógica do marketing de influência vai além dos números de audiência. De nada adianta alcançar milhões de pessoas, se elas não tiverem afinidade com a sua marca nem proximidade com o influenciador. E é isso que tende a acontecer com as web celebridades mais famosas: elas atingem tanta gente, que a sua mensagem se dispersa”, avalia.

De acordo com Samira de Carvalho Ribeiro Souza, analista do Sebrae o projeto “Terça do Varejo” acontece sempre na última terça-feira de cada mês. O evento gratuito aborda temáticas variadas direcionadas às mudanças, tendências, desafios e oportunidades do setor varejista.

 

Marketing de influência

 

Saiba mais

 * A rede social percebida como mais importante pelos influenciadores em 2018 é o Instagram, preferido por 87,1% deles. Os dados são da Linqia. O YouTube aparece em segundo lugar, com 8,5%. Pode parecer pouco, mas o YouTube vem crescendo — em 2017, não passava de 2,7%. O Facebook, por sua vez, vem decaindo. Tinha 9,8% em 2016 e, dois anos depois, apenas 2,4%.

 * A propaganda tradicional perdeu força. Um sinal disso é o crescente uso de bloqueadores de anúncios. Eles já são adotados por 26% dos usuários de desktop e 15% dos donos de dispositivos móveis.

 * No Brasil, a tendência acompanha e segue crescente. Por aqui, um estudo feito pelo YouPix verificou que 67% de seus entrevistados – cerca de 40 empresas com mais de 500 funcionários – afirmaram que o marketing de influência é relevante dentro de suas estratégias.

 

Assessoria de imprensa Sebrae Minas

(31) 3379-9275 / 9276