Abertura

Parcerias formalizadas no Delta Forum estimulam o desenvolvimento dos municípios mineiros

Iniciativas vão fomentar ações de educação financeira, a elaboração de um programa de cidades sustentáveis e a geração de trabalho e renda para populações vulneráveis

A segunda edição do Delta Forum - Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios foi aberta oficialmente ontem (24/11), em Belo Horizonte. O evento, que tem o objetivo de debater e apontar caminhos para o desenvolvimento sustentável dos municípios mineiros, reuniu cerca de 400 participantes, entre autoridades, gestores públicos, lideranças empresariais e agentes de desenvolvimento na sede do Sebrae Minas. 

Em um pronunciamento em vídeo, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema reforçou o papel dos pequenos negócios na promoção do desenvolvimento econômico. “Quem gera mais empregos e renda para as cidades são as micros e pequenas empresas”, afirmou.

O governador apresentou um balanço do programa Minas Livre para Crescer, que abrange medidas de desburocratização e simplificação de procedimentos para a abertura e operação de atividades empresariais. “O programa já autorizou a dispensa de alvará para mais de 700 atividades consideradas de baixo risco e revogou mais de 350 atos normativos obsoletos”, destacou.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Roberto Simões, explicou a forma como a instituição tem atuado para apoiar o desenvolvimento econômico dos municípios mineiros. “Esse trabalho tem contribuído para criar um ambiente de negócios que beneficia transversalmente as micro e pequenas empresas e fomentam o desenvolvimento local.”

Durante o evento foram formalizadas três parcerias para estimular a implementação de ações voltadas ao desenvolvimento dos municípios mineiros. Uma delas foi o acordo de cooperação técnica (ACT) assinado entre a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Sebrae Minas, que visa o desenvolvimento e a execução de programas e conteúdos de educação financeira para diferentes públicos, como professores dos ensinos fundamental e médio, mulheres e migrantes.

A ação mais marcante desta parceria, segundo José Alexandre Vasco, superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM, é a “definição do Sebrae Minas como centro-membro da Rede de Excelência em Educação Financeira para a Região Sudeste”. Como isso, o Sebrae passa a atuar no desenvolvimento e na promoção de ações para estimular comportamentos e atitudes financeiras mais saudáveis, conscientes e sustentáveis junto aos diversos públicos atendidos.

O segundo ACT foi celebrado entre a Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig), Associação Mineira de Municípios (AMM), o Sebrae Minas e a Fundação Dom Cabral (FDC). A parceria prevê a implementação de ações de cooperação técnica e operacional no desenvolvimento de um programa de cidades sustentáveis, que incluirá iniciativas para apoiar os municípios na adoção de modelos de desenvolvimento econômico alinhados à necessidade de preservação dos recursos naturais e promoção social. “Será um esforço conjunto do governo e da sociedade civil para trabalhar com os municípios do estado em prol do desenvolvimento econômico e social das comunidades mineiras, disse Gilson Assis Dayrell, presidente da Fundamig.

A terceira parceria formalizada durante a abertura do Delta Forum foi o Protocolo de Intenções entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e o Sebrae Minas, que passam a atuar em conjunto para elaborar iniciativas de fomento ao empreendedorismo, com o objetivo de gerar trabalho, emprego e renda para populações em situação de vulnerabilidade. “Serão realizadas capacitações e ações de orientação e assessoramento técnico para a inserção comercial desses grupos”, explicou o subsecretário de Trabalho e Renda da Sedese, Rafael Rodrigues.

O presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), Julvan Lacerda, destacou os resultados do projeto Desenvolve Minas Gerais, parceria entre a AMM e o Sebrae Minas formalizada na primeira edição do Delta Forum, em 2019. “Qualificamos centenas de pessoas tanto na capacitação da gestão pública quanto no fomento ao desenvolvimento local”, afirmou.

Paulo Brant, vice-governador de Minas Gerais, encerrou o evento reconhecendo a importância de o Sebrae ter incorporado ao seu trabalho a dimensão do desenvolvimento econômico, com um foco mais direcionado para as realidades locais. “Minas são várias, são diversas. Temos um potencial gigantesco e esse enfoque local apresenta perspectivas fundamentais para o desenvolvimento dos municípios”, concluiu.

 

Delta Forum

24 a 26 de novembro

Local: sede do Sebrae Minas - Avenida Barão Homem de Melo, 329 - Nova Granada/Belo Horizonte

Transmissão: youtube.com/sebraeminas

 

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas 

(31) 3379-9271 / 9275