Reconhecimento

Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem sete vencedores na etapa estadual

Prefeitos vão representar Minas Gerais na etapa nacional da premiação, em 2019

Os vencedores mineiros da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foram anunciados na noite desta terça-feira (13/11), em Belo Horizonte. Os candidatos tiveram seus projetos selecionados entre mais de 100 inscritos. Os vencedores são: José Tibúrcio do Prado Neto, de Paraguaçu; Carlos Renato Lima Reis, de Passos; Odelmo Leão, de Uberlândia; José Eduardo Terra Vallory, de Capitólio - vencedor em duas categorias; José Walter Resende Aguiar, de Entre Rios de Minas; Vitor Penido de Barros, de Nova Lima e Hélio Marcio Campos, de Ouro Branco. 

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor destaca iniciativas públicas que beneficiam os pequenos negócios e o desenvolvimento local. Na décima edição do Prêmio, 30 projetos, de 26 municípios mineiros, foram selecionados entre os finalistas. Os sete vencedores estaduais, nas oito categorias da premiação, receberam certificado, troféu e vão representar Minas Gerais, em 2019, na etapa nacional do Prêmio, que será realizada em Brasília.

 

Projetos vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2018 – etapa estadual 

Categoria Inovação e Sustentabilidade

Município: Paraguaçu, na região Sul.

Prefeito: José Tibúrcio do Prado Neto.

Projeto vencedor: Feira do Terno de Paraguaçu -  a ação tem como finalidade consolidar Paraguaçu como capital do terno, por meio de investimentos em capacitação de mão-de-obra, profissionalização e promoção do setor. A iniciativa, aliada a outras ações, prevê aumento da oferta de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade social e convênios com entidades de valorização dos pequenos negócios, para a realização de capacitações dos empresários.

 

Categoria: Empreendedorismo na Escola

Município: Passos, na região Sudoeste.

Prefeito: Carlos Renato Lima Reis

Projeto: Programa Jovens empreendedores primeiros passos -  o projeto tem o objetivo de estimular o empreendedorismo, por meio da implementação da educação empreendedora para todos os 723 professores da rede de ensino infantil e fundamental da Prefeitura Municipal de Passos, associado a inclusão do conteúdo de empreendedorismo na grade curricular dos 8.521 alunos.

 

Categoria: Pequenos Negócios no Campo

Município: Uberlândia, no Triângulo Mineiro

Prefeito: Odelmo Leão

Projeto: Novo Agro – a iniciativa inclui ações que estimulam a implementação de novos empreendimentos rurais, gerando emprego, renda e melhoria da qualidade de vida da população do campo. O programa impactou, direta ou indiretamente, cerca de 2,2 mil produtores rurais, em pouco mais de um ano.

 

Categoria: Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios

Município: Capitólio, na região Sudoeste

Prefeito: José Eduardo Terra Vallory

Projeto: Pilares estratégicos para o desenvolvimento sustentável de Capitólio – a iniciativa reduziu a burocracia para as empresas em processos relacionados à gestão municipal. Uma das ações que proporcionou esse resultado foi a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que ampliou a inclusão dos pequenos negócios nas compras públicas municipais.

 

Categoria: Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI)

Município: Entre Rios de Minas, na região Centro-Oeste

Prefeito: José Walter Resende Aguiar

Projeto: Colheita na festa - a ação incentiva a formalização de empreendedores e a abertura de novas empresas, em decorrência do aumento do fluxo turístico estimulado pela realização de feiras, festas e festivais gastronômicos locais.  A iniciativa surgiu da necessidade em reter a renda no município, por meio da valorização da identidade culinária, artística e artesanal da cidade.

 

Categoria: Compras Governamentais de Pequenos Negócios

Município: Nova Lima, região central do estado  

Prefeito: Vitor Penido de Barros

Projeto: Programa Comprar Bem - a iniciativa capacita os empreendedores e amplia as oportunidades dos pequenos negócios da cidade de participarem dos processos de compras públicas. Entre os resultados está o aumento de 67% do valor total das compras municipais feitas de pequenos negócios, além da capacitação de mais de 300 empreendedores da cidade.

 

Categoria: Cooperação Intermunicipal para Desenvolvimento Econômico

Município: Ouro Branco, região central do estado

Prefeito: Hélio Marcio Campos

Projeto: Centro de Referência da Agricultura Familiar em Territórios Mineradores – a ação pretende desenvolver soluções que amplie a produção agrícola de regiões mineradoras, minimizando impactos ambientais e estimulando a organização e cooperação dos agricultores familiares. 

 

Categoria: Desburocratização e Implementação da REDESIMPLES

Município: Capitólio, na região Sudoeste

Prefeito: José Eduardo Terra Vallory

Projeto: Simplificando e transformando cenários em Capitólio – o projeto tem o objetivo de transformar o município em um ambiente mais favorável aos pequenos negócios, melhorando as condições de vida econômica, social e ambiental da população. Ciente de que apenas a equipe municipal não teria como realizar sozinha as mudanças necessárias, todas as ações passaram a ser discutidas com parceiros e setores responsáveis.

 

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

(31) 3379-9275 / 9271