Feira de Artesanato

Sebrae leva artesãos mineiros para Fenearte

Feira consolidada no calendário nacional mostra diversidade, riqueza e originalidade da produção artesanal

Até o dia 15 de julho está sendo realizada, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) - uma das maiores e mais tradicionais do país.    A produção mineira será representada por artesãos de várias partes do Estado. “Minas Gerais se destaca na feira principalmente pelos produtos do artesanato de tradição e peças de madeira e ferro, tipologias de referência da Trilha dos Inconfidentes.  O artesanato de moda é outro destaque. Temos no espaço de Minas seis unidades artesanais que atuam com moda, utilizando materiais como metal, prata e gema, couro e tecido”, afirma Sabrina Campos de Albuquerque, analista do Sebrae Minas. 

Nesta edição da Fenearte, importantes artesãos mineiros estarão presentes no estande do Sebrae Minas, como o mestre artesão de Divinópolis, Mário Teles, filho de GTO - Geraldo Teles de Oliveira. Ainda na linha do artesanato de tradição, estarão em exposição bancos de madeira, couro e palha de milho produzidos em Chapada do Norte, município localizado no Vale do Jequitinhonha e com diversas comunidades quilombolas.  O artesanato de cerâmica de Taiobeiras, na linha de arte popular, também estará em exposição.

Zanya Gazola (de Varginha) e Andre Campelo (Sete Lagoas) levam à Fenearte artigos e peças religiosas. “Os artesãos percebem a feira como uma oportunidade de ampliação de mercado junto ao consumidor final e principalmente com lojistas, sendo um evento de grande atração para os compradores”. Em Pernambuco há concentração de lojistas, em função de destinos turísticos consagrados como Porto de Galinhas, Recife e outros. É uma oportunidade para os artesãos construírem rede de contatos, divulgarem produtos, desenvolverem habilidades de vendas, de atendimento e ainda ampliarem conhecimentos sobre tendências.

 

A Fenearte também conta com a presença de compradores dos mais diversos estados brasileiros. “Lojistas percebem a oportunidade de adquirir produtos com identidade, originalidade, qualidade e inovação, levando um pouco do Brasil para seus negócios”, afirma a analista do Sebrae em Minas.

 

Assessoria de imprensa Sebrae Minas: (31) 3379-9276