Competitividade

Sebrae Minas dá continuidade ao Programa de Gestão para o setor de saúde

Objetivo é promover a competitividade das empresas da cadeia de saúde e o fortalecimento do polo de saúde da cidade

Juiz de Fora é um centro de referência em serviços de saúde para toda a região. Abriga inúmeros hospitais, clínicas, laboratórios e indústrias do setor, caracterizando-se como um complexo econômico e industrial de saúde. Em razão desse panorama, desde o ano passado, o Sebrae Minas realiza ações com o objetivo de promover a competitividade das empresas da cadeia de saúde e o fortalecimento do polo de saúde de Juiz de Fora e de seu ecossistema de inovação.

O programa tem parceria da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora, da Unimed Juiz de Fora e do Sicoob Credicom e visa à formação de um grupo de empresas que receberão capacitações e consultorias de gestão durante o ano de 2019. Em 2018, 11 empresas participaram do programa, dentre elas as clínicas Exame e Cindi foram premiadas com o troféu ouro no Programa de Relacionamento e Qualificação da Unimed Juiz de Fora. A clínica Invitro também participou da premiação e ganhou o troféu bronze.

Neste ano, o foco está mais voltado à qualidade das empresas, com o Programa de Gestão para o Setor da Saúde, que visa disseminar a importância de um sistema de gestão voltado à qualidade, possibilitando a compreensão da necessidade de mudança pessoal e organizacional, de obter uma visão estratégica do negócio, do gerenciamento por processos, da melhoria do ambiente de trabalho e da medição dos resultados. É voltado para empresários e gestores de micro e pequenas empresas do setor da saúde, que desejam implantar uma gestão de qualidade e que reflita em uma melhoria competitiva.

A primeira ação do programa ocorreu no dia 3 de junho, com um seminário de sensibilização, que apresentou aos participantes a metodologia, as etapas de implementação e os custos do programa. As próximas atividades ocorrem a partir de julho e são consultorias, cursos e oficinas sobre os temas “Comprometimento com a gestão da saúde”, “Fundamentos da excelência”, “Gestão de processos”, “Como aplicar o Método dos 5S” e “Planejamento estratégico para MPE”.

Segundo o analista do Sebrae Minas, Tarcísio Fagundes, a iniciativa surgiu a partir da análise do cenário e de conversas com o setor, como a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora e a Unimed JF. “Muitos profissionais montam seus negócios sem uma formação em gestão, passando por dificuldades durante a sua administração. O empreendedorismo não envolve só estratégia de novos negócios, mas também de negócios já existentes, buscando o planejamento e a execução de projetos em diferentes setores - entre eles clínicas e laboratórios -, além de desenvolvimento de produtos e serviços inovadores”, destaca.

 

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas
(31) 3379-9271/9275/9318