Mercado

Sebrae Minas lança novas franqueadoras no Vale do Aço

Pesquisa realizada pela ABF apontou que em Minas Gerais o mercado de franchising expandiu 22% no ano de 2018

Seis novas franquias do Vale do Aço e região vão ser apresentadas ao mercado no dia 28 de março, durante o evento “Lançamento das Franquias – Programa Minas Franquia”, realizado pelo Sebrae Minas, em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). São elas: Integrative; Benditos Churros; Nutri Chef's; Prudem; Padaria Premialy; e Tribbu Fit Food Açaí. O encontro será realizado nesta quinta-feira (28/03), às 19h, no Teatro Zélia Olguim ( Av. Itália, 1890, Cariru, Ipatinga). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (31) 3830-3300.

O franchising é um setor que há cinco anos está em constante crescimento em todo o país, segundo a ABF. Em Minas, esse cenário não é diferente. O último levantamento apontou que em 2018, o mercado expandiu 22% em todo o estado, colocando-o em terceiro lugar no ranking nacional, em número de redes e unidades de franquias em operação, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda segundo a Associação, esse avanço não se estende só às capitais, como também às cidades do interior.

Atento ao crescimento do setor, o Sebrae Minas desenvolve desde 2010 o programa Minas Franquia. A iniciativa busca estimular o sistema de franchising, oferecendo orientações a pequenas empresas com potencial de crescimento para expandir os negócios e se tornar franqueadoras, de acordo com os termos estabelecidos pela “Lei do Franchising”.

O empresário que participa do programa tem o seu negócio formatado como uma franquia e, assim, pode disponibilizar seu modelo de negócio para os potenciais clientes, compradores e investidores. Com isso, a empresa tem a oportunidade de fortalecer sua marca, ampliar sua atuação no mercado de forma estruturada e planejada, utilizando-se de capital externo para alavancar seus resultados.

De acordo com o Sebrae Minas o programa lançou, nos últimos sete anos, 101 franqueadoras no estado. 195 franquias já foram vendidas. Um cenário atraente para quem quer empreender, se consolidar no mercado, expandir o serviço e fortalecer a marca de um negócio.

Franquias no Vale do Aço

O programa teve início no Vale do Aço, em 2016. Desde então, as empresas apoiadas passaram pelo processo de consultoria e capacitação, para se tornar franqueadoras. “O Minas Franquia valoriza as empresas da região, promove seu desenvolvimento e exporta nossas marcas. Nosso território tem negócios fantásticos, e o programa ajuda essas companhias a tornar seus negócios escaláveis”, ressalta o consultor do Sebrae Minas Francismar Valadares.

A rede Premialy atua no ramo da panificação no Vale do Aço há quase trinta anos. Com uma marca já consolidada no mercado, a empresa viu no Minas Franquia, a possibilidade de padronizar ainda mais o serviço. “O programa foi essencial para organizarmos todos os nossos materiais e termos conhecimento sobre gestão de contratos. Durante o processo, nós percebemos que já estávamos muito organizados para nos tornarmos uma franqueadora. O próximo passo é aplicar o modelo de franquia na nossa rede e, posteriormente, trabalhar para captar novos franqueadores”, conta a gerente de projetos, Girlene Salgado.

Novas franqueadoras

Integrative - Núcleo de Medicina Integrativa e Funcional, que trata os pacientes a partir do conceito de saúde integral baseada em protocolos internacionais.
Benditos Churros – atua há no comércio de churros e coxinha gourmet em loja física e itinerante.
Nutri Chef's – trabalha com educação nutricional e culinária saudável
Prudem – Centro de Treinamento de coach e capacitação do ser humano, presente no mercado há 3 anos.
Premialy – atua há quase 30 anos no mercado de panificação no Vale do Aço.
Tribbu Fit Food Açaí – empreende na comercialização de açaí, sucos e refeições saudáveis.

Inscrições Minas Franquia

As inscrições para a próxima turma do Minas Franquia no Vale do Aço começam no dia 15 de abril. Para se inscrever, é necessário ter no mínimo dois anos de empresa, estar em dia com as obrigações fiscais e ter os processos e padrões da empresa documentados. Informações pelo telefone (31) 3830-3300 ou na unidade do Sebrae Minas em Ipatinga (av. Monteiro Lobato, nº63, bairro Cidade Nobre).

 

Serviço
Lançamento das Franquias
Data: 28 de março de 2019
Local: Teatro Zélia Olguim (Av. Itália, 1890, Cariru, Ipatinga)
Inscrições gratuitas pelo telefone (31) 3830-3300

 

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas
(31) 3379-9275 / 9271

Tags: Minas Franquia, franchising