Novidade

Sebrae Minas lança reposicionamento estratégico do Educampo

Iniciativa prevê desenvolvimento de novos produtos e serviços voltado para os segmentos de leite e café e a melhoria da experiência da marca

Em mais de duas décadas, o Educampo, iniciativa do Sebrae Minas, transformou o conceito de assistência técnica e gerencial no estado e contribuiu efetivamente para o desenvolvimento dos pequenos negócios rurais e de toda a cadeia produtiva. Neste período, mais de 7 mil produtores foram beneficiados em Minas Gerais. Entre os principais resultados estão a disseminação de tecnologias, a integração da cadeia produtiva e o aumento do lucro das propriedades rurais participantes.

E para continuar na vanguarda dos modelos de gestão no campo, o Sebrae Minas reposicionou o Educampo, criando uma nova estratégia que vai orientar a gestão dos pequenos negócios rurais.

Além da geração de informações exclusivas e estratégicas, o Educampo disponibiliza projeções, cenários e análises integradas, que apoiam o planejamento e as decisões dos produtores e da cadeira produtiva do leite e do café. “O reposicionamento não muda a essência do Educampo, mas sim, fortalece o propósito do Sebrae Minas em capacitar seus clientes, gerando valor e diferenciais para seus negócios”, explica a gerente do Sebrae Minas, Priscilla Lins.

Cada vez mais, as “fazendas inteligentes” implementam tecnologias que permitem atuar de forma milimétrica em cada detalhe da produção. Elas fazem parte de um ecossistema que conta com o envolvimento de grandes, médias e pequenas empresas, além de startups que têm desenvolvido soluções das mais complexas às mais simples. “É neste ambiente que o Educampo se posiciona como uma plataforma, que gera a ‘inteligência essencial’ para construir capacidades e criar oportunidades para o agronegócio”, comenta a gerente do Sebrae Minas.  

O reposicionamento estratégico prevê ainda um Educampo mais digital, ágil, acessível e conectado com uma rede formada por produtores rurais, consultores especialistas e empresas parceiras, favorecendo o compartilhamento de informação, promoção de capacitações, troca de experiências e networking entre os participantes. “O Educampo deixará de ser apenas uma consultoria focada em gestão técnica e gerencial para produtores rurais, para se tornar uma plataforma, inovadora em processos que promovam a melhoria no desempenho do setor”, explica o analista do Sebrae Minas Expedito Netto.

Outra novidade são os novos canais de comunicação: site, Instagram e Whatsapp que serão criados para conectar ainda mais a rede. Além disso, será lançada uma nova identidade visual, mais moderna e contextualizada com novo momento do Educampo.

Pioneirismo mineiro

O Educampo foi idealizado a partir dos resultados do Diagnóstico da Pecuária Leiteira de Minas Gerais, elaborado em 1997, pelo Sebrae, que apontaram a carência de assistência técnica e gerencial ao produtor rural.

Especialistas selecionados e treinados pela metodologia Educampo são responsáveis pelas consultorias individuais e têm à disposição ferramentas gerenciais exclusivas. Todo o trabalho, envolve a coordenação do Sebrae e das empresas parceiras (associações, cooperativas ou empresas privadas).

Os produtores rurais participam ainda de cursos, palestras, oficinas e seminários de capacitação, que contribuem com o novo propósito do Educampo: gerar, organizar e disponibilizar a ‘inteligência essencial’ para o desenvolvimento individual e coletivo do agronegócio.

 

Resultados Educampo

1.149 produtores rurais atendidos

30 empresas parcerias

77 consultores credenciados

289 municípios impactados

9.192 horas de consultorias por mês

44.523 hectares de café plantado

1.128.710 litros de leite produzidos por dia

  

 

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

Telefones: (31) 3379-9271 / 9275 / 9276 / 9318

 E-mail: imprensa@sebraemg.com.br

www.mg.agenciasebrae.com.br

Tags: Educampo