Rota religiosa

Sebrae Minas realiza seminário sobre turismo religioso no Vale do Mucuri

Evento vai preparar empreendedores e a comunidade para nova rota religiosa

O Sebrae Minas, Circuito Turístico das Pedras Preciosas, CDL e Sindcomércio de Teófilo Otoni, com o apoio das paróquias de São Francisco de Assis e Nossa Senhora dos Anjos, realizam no dia 20 de outubro, às 16h, o seminário digital “Experiências do Turismo Religioso”.

O evento tem como objetivo debater com empreendedores e a comunidade de Teófilo Otoni ações para fomentar o turismo religioso no Vale do Mucuri, especificamente, a rota Caminhos Franciscanos, que ligará a cidade a Itambacuri. Os interessados em participar do evento, que é gratuito, devem preencher um formulário, que ficará disponível on-line.

A iniciativa contará com a presença de lideranças religiosas do Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento (SC), e de Santa Maria do Suaçuí, responsáveis pelas festividades religiosas em homenagem a Cônego Lafayette.

De acordo com a analista do Sebrae Minas Débora Constantino, o seminário é fruto de um esforço conjunto entre a entidade e parceiros, com foco na capacitação de pessoas e fortalecimento das ações na região. “A proposta da Rota dos Caminhos Franciscanos é possibilitar ao visitante conhecer parte do Vale do Mucuri por meio de uma experiência de viagem, seja de peregrinação, aventura ou simplesmente uma caminhada de contemplação da natureza”, ressalta a analista.

 

Como será o futuro roteiro

Com extensão de 42 quilômetros, o caminho interliga Teófilo Otoni a Itambacuri por estradas de rodagem nas áreas rurais, em meio a fazendas e povoados. A ideia é que o percurso possa ser feito a pé, a cavalo, de bicicleta, moto ou carro. O caminho surge como um produto do turismo cultural, religioso e ecológico no Circuito das Pedras Preciosas, com a finalidade de integrar e valorizar lugares e pessoas. “As rotas turísticas são, hoje, um grande trunfo para o desenvolvimento local e regional”, enfatiza Déborah Constantino.

Além do Sebrae Minas, trabalham para a implantação da futura rota do turismo religioso representantes do Circuito Turístico das Pedras Preciosas, do Sindicomércio e da Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) de Teófilo Otoni

Desde a criação do projeto, em 2019, foram realizados mapeamentos e diagnósticos do percurso. Atualmente, a ação está em fase de implementação e formação de governanças visando a preparar a comunidade para atrair e receber mais visitantes motivados pela experiência turística da fé e devoção a São Francisco.

Os interessados em participar do seminário podem se inscrever pela internet ou pelo telefone (33) 3529-4950.

 

Seminário On-line “Experiências do Turismo Religioso”

16 de outubro – 16h

Inscrições: https://forms.gle/P8PqD7NH9Emsa5hT8.

 

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação

cidasantana@prefacio.com.br

Cida Santana - (38) 99271615 | (38) 99100 4590