Mercado

Semana do Artesão valoriza ofício que movimenta R$ 50 bi ao ano

Realizado de 18 a 23 de março, com apoio do Sebrae Minas, evento terá exposição, lançamento de livro e mutirão de cadastramento

Dezenove de março é o Dia do Artesão. No Brasil, 10 milhões de pessoas vivem da produção de artesanato, segundo o IBGE. Um mercado que movimenta R$ 50 bilhões ao ano. Para valorizar os empreendedores que atuam no segmento, o Sebrae apoia a II Semana do Artesão, que será realizada de 18 a 23 de março pelo Governo de Minas e entidades parceiras.

Entre as atividades, haverá abertura da exposição “Fibras Naturais e Papéis” e lançamento do livro “Eu me ensinei – Narrativas da Criatividade Popular Brasileira”, da pesquisadora e galerista Edna Matosinho de Pontes (22 de março no Centro de Arte Popular da Cemig).

Os mutirões de cadastramento serão realizados em diversos locais (ver programação) para que os empreendedores façam a Carteira Nacional do Artesão. O documento possibilita acesso a capacitações e a possibilidade de inscrição em editais para participação em feiras e exposições dos Governos de Minas Gerais e Federal. Em Minas Gerais estima-se que existam 300 mil artesãos. Desse total, 5 mil possuem a Carteira Nacional de Artesanato.

Atuação do Sebrae

Há mais de duas décadas, o Sebrae desenvolve um sólido programa de fortalecimento do artesanato mineiro, que valoriza a identidade cultural, o design, a inovação tecnológica e a gestão empresarial. As capacitações são essenciais para que esses empreendedores, detentores de talentos inegáveis, saibam comercializar seus produtos, elaborar estratégias de divulgação e para que tenham acesso a linhas de crédito que permitam expandir sua produção. O Sebrae também atua de forma a conscientizá-los sobre sustentabilidade e uso racional dos recursos naturais.

Em 2010 o Sebrae definiu uma estratégia nacional de atuação focada no reposicionamento mercadológico do artesanato brasileiro, aproveitando a visibilidade decorrente da realização de grandes eventos internacionais no país. O Sebrae fortalece a promoção comercial do artesanato brasileiro e agrega novos mercados através de projetos como:

- Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRA) - espaço privilegiado de exposição, comercialização e conhecimento.

- Projeto Brasil Original - montagem de lojas conceituais temporárias para conquista de novos mercados.

- Desenvolvimento da comercialização do artesanato, com foco em gestão e desenvolvimento de negócios.

Programação da II Semana do Artesão

18 de março de 2018 (domingo)

> Mutirão de Cadastramento para Artesãos no Palácio das Artes (necessário pré-agendamento, ligue (31) 3915-3098). Local: Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte/MG Horário: 08h

19 de março de 2018 (segunda-feira)

> Lançamento do Plano Quadrienal de Desenvolvimento do Artesanato de Minas Gerais

> Lançamento do Portal do Artesanato.

20 de março de 2018 (terça-feira)

> Mutirão de Cadastramento de Artesãs na Penitenciária Feminina Estevão Pinto - Projeto Linhas da Liberdade.

21 de março de 2018 (quarta-feira)

> Mutirão de Cadastramento do Artesão na Casa da Economia Criativa Sebrae (necessário pré-agendamento, ligue (31) 3915-3098). Local: Rua Santa Rira Durão, 1275, Funcionários – Belo Horizonte/MG. Horário: 10h

22 de março de 2018 (quinta-feira)

> Abertura da exposição “Fibras Naturais e Papéis” em comemoração ao Dia do Artesão. Local: Centro de Arte Popular Cemig – Rua Gonçalves Dias, 1608, Lourdes, Belo Horizonte. Horário: 19h. Horário da exposição:

Terça, quarta e sexta-feira: de 10h às 19h

Quinta-feira: de 12h às 21h

Sábado e domingo: de 12h às 19h

Informações: (31) 3222-3231

> Lançamento do livro de arte popular brasileira “Eu me ensinei – Narrativas da Criatividade Popular Brasileira” da pesquisadora e galerista Edna Matosinho de Pontes. Local: Centro de Arte Popular Cemig – Rua Gonçalves Dias, 1608, Lourdes, Belo Horizonte. Horário: 19h

23 de março de 2018 (sexta-feira)

> Entrega da Carteira Nacional do Artesão em Conselheiro Lafaiete/MG

 

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas
(31) 3379-9276/9271/9275

Tags: artesanato