Políticas públicas

Seminário discute estratégias de desenvolvimento econômico dos territórios

No evento serão anunciados municípios mineiros com os melhores índices de desenvolvimento econômico local

Representantes do poder público, prefeituras, agências de desenvolvimento e profissionais que atuam na formulação de políticas de desenvolvimento participam, amanhã (5/12), do Seminário de Inteligência para o Desenvolvimento Econômico Local. Na ocasião será divulgado o ISDEL, Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local, que avalia e compara o estágio de desenvolvimento dos municípios brasileiros. O evento, realizado em Belo Horizonte, é gratuito e aberto ao público. Inscrições e informações: (31) 2127-0415

Serão promovidos debates sobre desenvolvimento econômico local, Matriz Insumo-Produto, vocações territoriais e indicadores de complexidade econômica e análises de impacto. Além disso, serão apresentadas as Identidades Territoriais, um painel do Sebrae Minas sobre a realidade socioeconômica e empresarial dos 853 municípios mineiros.

Os participantes também vão conhecer metodologias de análises e instrumentos que ajudam a embasar políticas e ações que contribuem com a geração de novos negócios, o fortalecimento das empresas estabelecidas e a geração de renda nos diferentes territórios mineiros.

Durante o seminário será divulgado o ISDEL, uma ferramenta criada pelo Sebrae que classifica as cidades de Minas Gerais e do Brasil que têm melhores índices, de acordo com cinco dimensões: capital empreendedor (educação, habitação, saneamento, saúde e renda), tecido empresarial (existência de organizações sociais e políticas econômicas), governança (presença de agências de desenvolvimento, planos diretores, consórcios, etc), organização produtiva (redes de empresas, polos industriais e vocações produtivas) e inserção produtiva (participação em cadeias produtivas e comércio exterior).

O Seminário Inteligência para o Desenvolvimento Econômico Local é promovido pelo Sebrae Minas com o apoio do CEDEPLAR/UFMG, Banco Mundial e Fundação João Pinheiro.

 

Seminário de Inteligência para o Desenvolvimento Econômico Local

Dia 5 de dezembro, quarta-feira, das 8h30 às 18h

Sebrae Minas – Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada

Belo Horizonte/MG

Inscrições e informações: (31) 2127-0415

 

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

(31) 3379-9275 / 9276