Apoio

Startup recebe primeiro investimento anjo do Núcleo Regional do Sul de Minas

Projeto realizado em parceria com o Sebrae Minas selecionou startup local

Em dezembro, a startup sulmineira LinkMotors, plataforma para negociação direta de veículos, recebeu investimento anjo compartilhado, por meio do Núcleo Regional do Sul de Minas – Anjos do Brasil. Oito investidores ingressaram na startup para acelerar seu crescimento. Os valores aportados não foram divulgados. O negócio foi viabilizado a partir de projeto em parceria com o Sebrae Minas, concorrendo com outras 53 startups.

A LinkMotors é uma plataforma com 95 mil usuários cadastrados e cerca de 65 mil anúncios ativos. À semelhança de um site de relacionamentos, por meio do LinkMotors os usuários podem "curtir" os veículos e, caso o interesse seja recíproco, acontece o "match", com o sistema possibilitando o contato direto entre vendedores e compradores para negociação. Além da interface e de ter usabilidade mais fácil e direta que sites concorrentes, o sistema favorece não só a compra e venda, mas também situações de troca e, especialmente, de “troca com troco”. Segundo os empreendedores, 80% das propostas ocorrem nestas duas últimas modalidades.

Os fundadores da startup, Alexandre e Anderson Castanheira, são ex-proprietários de concessionária de veículos e explicam que a empresa nasceu de dificuldades pessoais na hora de negociar veículos. Diante disso, a missão do LinkMotors é criar situações relevantes para cada usuário. “Negociar veículos a preços justos pode ser uma tarefa complicada. Um volume maior de propostas nos anúncios facilita que os usuários encontrem ofertas mais atraentes” explica Anderson.

Projeto de apoio

Anjos do Brasil é uma organização sem fins lucrativos com a missão de fomento ao investimento anjo e apoio ao empreendedorismo de inovação brasileiro, proporcionando uma plataforma de encontro entre empreendedores em fase inicial e investidores que estão comprometidos com o financiamento de alto risco. A seleção para o investimento anjo compartilhado no Sul de Minas começou em junho, quando foi realizada a 1ª Conferência Regional Anjos do Brasil – Núcleo Sul de Minas, em parceria com o Sebrae Minas e com o apoio do Inatel, da Incubadora Municipal de Santa Rita do Sapucaí (Prointec) e do Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação (FAI). O evento ocorreu em Santa Rita do Sapucaí, promovendo o encontro entre as startups localizadas nas microrregiões de Alfenas, Itajubá, Lavras, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí e Varginha e membros do Núcleo Regional Anjos do Brasil. A iniciativa foi pioneira na região.

De acordo com o analista do Sebrae Minas, Luiz Carlos Caldeira Junior, fomentar os ecossistemas de inovação do Sul de Minas é uma das principais funções da instituição como promoção do empreendedorismo regional.  “O Sul de Minas é destaque nacional na criação de startups, com várias empresas que já alcançaram o sucesso. O Sebrae Minas é um grande incentivador de ações como essa, que têm o objetivo de fomentar o empreendedorismo, além de ser uma excelente oportunidade de adquirir novos conhecimentos e trocar experiências. O sucesso da experiência motiva novas ações como esta”, destaca.

 

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas 

(31) 3379-9271 / 9276