Aceleração

Três startups mineiras são selecionadas para o programa Inovativa de Impacto 2020

O programa é destinado a negócios inovadores que tenham como objetivo resolver um problema social ou ambiental

Três startups mineiras estão entre as selecionadas para participar do programa Inovativa de Impacto 2020. As startups Neuroganho, Sharenergy e NeoEdu estão entre as 40 escolhidas em todo o país para o próximo ciclo de aceleração do programa. Oriundas de 13 estados brasileiros, as startups são, em sua maioria, da região sudeste do país (45%). Criado em 2016, o programa é destinado a negócios inovadores que possuam o potencial de gerar lucro e, ao mesmo tempo, resolvam um problema social ou ambiental.

Nos próximos seis meses, essas empresas terão acesso a cursos de capacitação online, webinars, treinamento de simulação de pitch (discurso para investidores) com feedback de mentores convidados, workshops e mentorias coletivas e individuais. Todas as atividades serão disponibilizadas de forma online a fim de capacitar os participantes nas competências necessárias para o desenvolvimento de um negócio inovador de impacto.

A startup Neuroganho é uma solução para o desenvolvimento de crianças com deficiências que agrega trabalhos de neurociência da aprendizagem em uma plataforma web. “A proposta da Neuroganho é oferecer ganho de qualidade de vida e bem-estar, através de um melhor funcionamento do cérebro e do corpo. Nosso aplicativo oferece as ferramentas para que as mães possam estimular o desenvolvimento de competências, talentos e habilidades de seus filhos, reduzindo as desigualdades entre as crianças típicas e as atípicas”, explica a CEO e fundadora, Ana Beatriz Correa.

Já a Sharenergy é uma startup que oferece soluções de sistema de energia fotovoltaica. “Acompanhando o crescimento do mercado de energia solar no Brasil, estamos desenvolvendo uma plataforma que tem como proposta de valor facilitar a gestão e operação de usinas fotovoltaicas. Através da plataforma, profissionais poderão oferecer sua mão-de-obra para prestação de serviço na instalação ou manutenção de sistemas fotovoltaicos em suas localidades”, explica o CEO, Felipe Freire. “Desta forma, pretendemos contribuir para a geração de emprego e renda em regiões do interior do país, e com o ganho de eficiência e competitividade dos players atuantes no mercado de energia, desde os prestadores de serviço como integradores até as concessionárias de energia”, completa.

A NeoEdu é outra startup da área de educação, que tem como proposta formar alunos mais autônomos e criativos e que sejam capazes de pensar fora dos padrões convencionais. “Hoje, nosso principal serviço é o Escritor para o Futuro, um projeto de incentivo à escrita e à leitura que busca melhorar o acesso à educação de qualidade transformando crianças e adolescentes em escritores de verdade”, explica o CEO, André Viana. “Além desse, temos outros projetos pedagógicos, sempre buscando a inovação dentro do ambiente escolar”, ressalta.

 

Sobre o InovAtiva de Impacto

O InovAtiva de Impacto é uma vertente diferenciada do Programa InovAtiva Brasil, que busca fomentar o ecossistema de negócios de impacto social e ambiental no país. Desde 2016, mais de 1000 startups se inscreveram no programa e mais de 80 participaram do InovAtiva de Impacto. Neste desafio, foram selecionadas 40 startups com potencial para geração ou que tenham em sua constituição o impacto social ou ambiental como foco.

As startups selecionadas fazem cursos, recebem mentorias especializadas e, destas, 20 se apresentam para uma banca de investidores e representantes de aceleradoras e de outras instituições ligadas ao tema.

 

Startups mineiras selecionadas

Neuroganho

Startup que estimula o desenvolvimento de crianças com deficiência por meio de trabalhos de neurociência da aprendizagem.

 

Sharenergy

Startup que atua como integradora de soluções no mercado de geração de energia com a implementação de usinas fotovoltaicas.

 

Neoedu

Startup que visa formar alunos mais autônomos e criativos por meio de projetos inovadores de educação.

 

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

(31)3379-9139 / 9271 / 9275