Educação Empreendedora

Sebrae Minas convida professores e estudantes para programa “Bora Impactar?”

Jornada 100% on-line e gratuita visa capacitar educadores e estudantes para desenvolverem projetos inovadores de impacto social

Com a pandemia da covid-19, os profissionais da educação também tiveram que se adequar à nova realidade e buscar soluções para transmitir conhecimento de forma remota. Diante deste contexto, o Sebrae Minas na região Triângulo lança o programa “Bora Impactar?!”, uma jornada de formação para educadores que desejam inovar e transformar a realidade local dos estudantes e de toda a comunidade.

O objetivo do programa é capacitar toda a comunidade escolar, do ensino fundamental ao superior. A jornada conta com vários programas, dentre eles o “Edukas”, voltado a educadores do ensino fundamental e médio de escolas públicas; e o “Fluid”, voltado a educadores do ensino superior de escolas públicas e privadas. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 27 de julho.

"Nessa primeira fase, vamos oferecer capacitação aos professores, visando o desenvolvimento de habilidades e competências. A ideia é que eles transmitam seus conhecimentos aos alunos, para que possam participar do desafio final”, explica Joana Rafaela Corrêa, analista do Sebrae Minas. Ela ainda destaca que, apesar dos desafios deste período de transição, a pandemia abriu novas oportunidades para que as escolas pensem em estratégias de inovação a curto, médio e longo prazo.

“Bora Impactar?”

O programa “Bora Impactar?” trabalha os princípios do empreendedorismo social, visando estimular a atividade empreendedora para gerar um impacto social positivo. A jornada de formação capacita professores de todas as etapas de ensino com práticas pedagógicas, utilizando metodologias ágeis, colaborativas, alinhadas às necessidades escolares, à Base Nacional Comum Curricular e às soft skills, competências necessárias ao mercado de trabalho contemporâneo.

O programa tem sua sequência com a criação de projetos por parte dos estudantes. “São ações de impacto social, que geram transformação além dos muros da instituição de ensino. O Bora Impactar foi organizado em fases, respeitando cada etapa de aprendizado ”, pontua a analista do Sebrae Minas. 

No caso da Educação Básica, a primeira fase é o Edukas, voltado para os educadores; e a segunda é a Olimpíada Empreendedora, etapa em que os alunos são integrados ao programa para desenvolver projetos com soluções práticas, inovadoras e criativas.

Já o ensino superior conta com quatro fases. O Fluid, que é direcionado aos educadores; o Desafio Jovem Empreendedor, jogo virtual que transforma estudantes em donos de startups; o Desenhando Negócios de Impacto (DNI), em que os educadores trabalham com os estudantes projetos de impacto social; e o Motirô, que irá selecionar os 20 melhores projetos para serem incubados.

“Os 20 projetos que mais se destacarem durante o DNI serão selecionados para o programa de incubação, no qual poderão tirar suas ideias do papel e apresenta-las ao mercado e a todo o ecossistema de Educação Empreendedora”, esclarece Joana.

 

Serviço:

Programa Bora Impactar? - Jornada on-line e gratuita de formação de educadores e estudantes

Inscrições gratuitas:

Edukas – Educadores do ensino fundamental e médio de escolas públicas – Até o dia 27 de julho, clicando aqui.

Fluid Educadores do Ensino Superior de escolas públicas e privadas – Até o dia 27 de julho, clicando aqui.

Desafio Jovem empreendedor – Até o dia 31 de julho, pelo site

https://desafio.sebraemg.com.br/ 

 

 

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação

Pituca Ferreira - (34) 99107-3972 | (34) 99972-0592

pitucaferreira@prefacio.com.br

Richard Novaes - (31) 3292 8660 | (31) 98884-0255

richard@prefacio.com.br