Varejo

Sebrae Minas e Sicoob União lançam o programa Viçosa Competitiva

Programa irá ajudar micro e pequenas empresas do varejo a retomarem competitividade no período pós-pandemia

Em parceria com o Sicoob União, o Sebrae Minas promove o Viçosa Competitiva, programa de consultorias gerenciais personalizadas voltadas para o varejo, incluindo o segmento de alimentação fora do lar. O objetivo é tornar os negócios mais competitivos, por meio da sugestão de melhorias nos processos de gestão das empresas participantes. A ação tem início em 2 de agosto e duração de cinco meses. As inscrições devem ser feitas até o dia 28/07 pelos telefones (31) 3891-4759 e (31) 99741-5857 (WhatsApp). 

O programa é direcionado a micro e pequenas empresas (MPE) e propõe o uso de ferramentas de acompanhamento e desenvolvimento que contribuam para o aumento do faturamento e da lucratividade. “A proposta é estabelecer rotinas operacionais eficientes nas empresas, com avaliação periódica e análise crítica dos indicadores de desempenho”, explica o analista do Sebrae Minas Galvão Emerick.

O conteúdo do Viçosa Competitiva será aplicado de forma personalizada para cada uma das 20 empresas participantes. Serão atendidas dez MPE do varejo em geral e dez do segmento de alimentação fora do lar. Atualmente, o setor do varejo reúne cerca de 86% das MPE ativas em Viçosa, incluindo comércio e serviços. “A maioria dessas empresas foi diretamente afetada pela pandemia e precisa de suporte para sobressair na retomada”, completa o analista.

O programa é composto por cinco etapas: Aproximação e diagnóstico; Implantação das ferramentas de gestão e indicadores; Construção do Plano de Ação; Consolidação dos processos de gestão e Avaliação de resultados e planejamento. As empresas participantes receberão a visita de um consultor especialista duas vezes ao mês, que irá indicar os principais processos que compõem os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) do varejo e mostrar como usá-los para melhorar a competitividade dos negócios.

Os FCS serão divididos em três macroprocessos de gestão:

Vendas: posicionamento da empresa, definição de mix de produtos, atração de clientes, atendimento ao cliente e conversão de vendas, relacionamento e rotinas gerenciais do macroprocesso vendas;

Compras: conhecimento da demanda e tendências, avaliação de fornecedores, monitoramento da demanda, controle de estoque, avaliação dos processos e rotinas gerenciais do macroprocesso compras;

Rotinas financeiras: fluxo de caixa, gestão dos custos, despesas e investimentos, apuração do custo da mercadoria, precificação, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e indicadores de desempenho.

O valor investido no programa será incorporado à conta capital da empresa no Sicoob União. Empresas não cooperadas, mas que desejam participar do programa, devem entrar em contato com o Sebrae Minas em Viçosa para obter mais informações. 

Quer saber mais sobre produtos, cursos e consultorias do Sebrae Minas? Acesse o site.